Dente do siso pode causar problemas estéticos e de saúde
Para se fazer a extração do dente siso é preciso remover os dentes conhecidos como terceiros molares, popularmente conhecido como “dentes do juízo”. Essa é uma intervenção cirúrgica bastante comum nos consultórios e pode ser feita assim que necessária, ou mesmo que seja apenas pedido pelo dentista. Em casos de o dente do siso ainda não estiver nascido, chama-se dente do siso incluso.
Naturalmente o dente do siso pode causar alguns problemas em seu desenvolvimento, pois ficam localizados bem ao findo da arcada dentaria e pode não ter o espaço suficiente para se desenvolver, ocasionando em desconforto, e, em determinados casos, febre. Por isso, dentistas indicam que a extração do dente seja feita mesmo antes de ele começar a dar qualquer problema.
Para se eliminar o dente do siso, ele precisa apresentar alguns sinais de problemas como:
- Incapacidade de nascimento por conta do espaço;
- Sisos cariados ou infeccionados;
- Sisos em contato com a raiz dos segundos molares;
- Incapacidade de higienização no local por conta da localização;
- Alteração na normalidade da mordida;
- Empurramento ou pressão aos dentes vizinhos, que causa desconfortos e até traumas.
Dente do siso deve ser acompanhado e removido por um especialista
Para se eliminar o dente do siso, um cirurgião dentista ou bucomaxilofacial vai verificar a possibilidade de ser feita no paciente, pois, quem estiver com a saúde debilitada ou inflamações no local deve evitar já que, antes de tudo, é necessário tratar os problemas para depois seguir com o processo ou mesmo optar por outro procedimento, indicado inicialmente por um profissional.
Como é o procedimento?
Para que se possa eliminar o dente do siso, é preciso aplicar uma anestesia local onde será mexido pelo dentista. Após o adormecimento do local, é feita uma pequena abertura na região da gengiva, que é descolada, dando acesso, assim, ao dente do siso a ser removido. Se o dente ainda não tiver nascido, é feita a remoção do osso que o envolve e, depois, a extração da raiz. Para finalizar, o cirurgião dentista retira qualquer vestígio da região e completa com uma sutura.