Dente inflamado deve ser tratado imediatamente
Para que se possa eliminar o dente inflamado, é preciso retirar a polpa do dente, um tecido encontrado em sua parte interna. Esse processo deverá ser feito quando existir inflamação ou mesmo infecção dessa polpa e sua progressão pode levar a morte da estrutura se chegar à raiz. Nesses casos, quando a polpa é prejudicada, ela é eliminada e o que sobrou do dente é limpo, higienizado e preenchido com uma massa específica utilizada por dentistas para vedar o canal.
Ao contrário de anos atrás, os dentes eram extraídos quando apresentavam problemas. Por essa razão é bastante comum encontrar um grande número de pessoas com mais de 60 anos sem alguns dentes definitivos. Atualmente, o tratamento para curar o dente inflamado é uma salvação para os dentes não serem arrancados de forma desnecessária.
A eliminação do dente inflamado pode ser feita quando existe uma infecção no dente, que pode ser causada por:
- Quebra no dente;
- Cárie mal cuidada que pode aprofundar-se e chegar à polpa do dente;
- Dente danificado por algum tipo de trauma;
- Queda de restauração. Caso o dente permaneça aberto, pode danificar sua estrutura.
Como é feito o tratamento para se eliminar o dente inflamado?
Para se fazer um tratamento de canal no dente inflamado é preciso passar por alguns processos que pode não ser realizado em apenas um dia. Inicialmente é realizada a pulpectomia, momento em que é feita uma abertura no dente e sua polpa infeccionada é retirada. O espaço pulpar e os canais são esvaziados, alargados e limpos para receberem o preenchimento.
Quando é necessário realizar mais de uma visita ao cirurgião, é feita uma restauração para que o local não fique aberto e o dente possa permanecer protegido até a próxima consulta.
Restaurando o processo
Após isso, a restauração temporária é removida e a cavidade da polpa e o canal são preenchidos por completo. Uma peça em forma de cilindro é inserida nos canais e selado com um material apropriado. Pode ser colocado um pino de plástico ou metal para garantir maior resistência e durabilidade. Para finalizar, acrescenta-se uma coroa sobre o dente para que ele possa apresentar uma aparência natural.
Em caso de dente muito fraturado, coloca-se um pino cimentado no dente removido antes da confecção da coroa.