Dente podre pode ser evitado com cuidados simples
A cárie dentária pode causar dente podre. Esse dente podre é uma infecção nos dentes que é causada por bactérias. Essas bactérias causam formam placas duras e bastante difíceis de remover em casa. Assim, as bactérias acabam perfurando profundamente o esmalte do dente e chega Às partes mais profundas, causando bastante dor e desconforto.
A cárie é causada por uma bactéria denominada Streptococcus mutans, muitas mais nas crianças, que são suscetíveis por consumirem doces e não conseguirem fazer uma higiene bucal adequada. Por isso é comum as crianças apresentarem o dente podre. Os pais devem evitar beijar a criança na boca para não transmitir a doença para ela e também não pode experimentar sua comida, pois o talher também pode transmitir a doença e causar o dente podre.
É muito fácil detectar a cárie dentária, principal causadora do dente podre:
- Dor ao consumir algo quente ou frio;
- Furinhos nos dentes;
- Machas marrons ou esbranquiçadas;
- Sensibilidade no dente.
Detectando o problema do dente podre
Quando está em sua fase inicial, a cárie não causa dor, só causando um desconforto quando ela já está avançando. Desta forma, é imprescindível ir ao dentista quando sentir algum dos sintomas descritos, pois ela pode piorar e deixar o dente podre podendo causar, inclusive, a perda do dente.
A melhor forma de se evitar um dente podre e confirmar a cárie é indo a um dentista já que ele tem aparelhos especiais para diagnosticar o problema. Então, caso a pessoa perceba um furinho no dente, é preciso ir ao dentista imediatamente. O dentista pode pedir um raio x da região para verificar onde está o problema e se ele está muito profundo.
Tratando a cárie
Para se tratar a cárie causadora do dente podre deve-se também ir ao dentista, pois não existe tratamento caseiro que faça isso. Desta forma, o dentista pode eliminar o problema de uma vez por todas e evitar com que ele se alastre.
Ele vai fazer uma restauração no dente mas, em caso de muitos dentes afetados, o tratamento pode prolongar-se e ser um pouco mais trabalhosos, podendo ser necessário fazer um tratamento de canal ou mesmo a remoção do dente, que precisa ser substituído por uma prótese dentária.