Dor de dente e ouvido como aliviar pode ter origem multifatorial
Dor de dente e ouvido como aliviar é algo muito comum de se acontecer, principalmente em crianças, o que torna uma situação bastante desconfortável. Isso pode acontecer por conta de cera de ouvido acumulada, água na região do ouvido, infecções, inflamações entre outras possibilidades. Porém, apenas um profissional será capaz de dar o diagnóstico correto do problema.
Muitas pessoas também podem ter dor de dente e ouvido como aliviar. Segundo especialistas, a dor de dente e ouvido como aliviar não estão relacionadas diretamente. O que pode acontecer é que, em muitos casos, quando uma pessoa está com a região da articulação temporomandibular (ATM), a articulação da mandíbula responsável pelo bocejo, com inflamação, e pode ser confundida com uma dor de ouvido. Por conta das duas estruturas estarem muito próximas ao conduto auditivo, inúmeros pacientes confundem a dor de dente com a dor de ouvido.
Alguns fatores podem trazer a dor de dente e ouvido como aliviar:
- Bruxismo;
- Disfunções temporomandibulares (DTM);
- Doenças bucais em alto estado de avanço;
- Inflamações na polpa do dente.
Possíveis causas para a doenças bucais em alto estado de avanço
Em determinados casos, a dor de dente e ouvido como aliviar gerada a partir de problemas na ATM podem, sim, estar associadas aos dentes quando existem maloclusões. Os dentistas apontam que quando existe esse problema na escala 2, quando a mandíbula fica retraída e ocorre uma compressão de uma região chamada de zona retrodiscal, uma região forrada por nervos, tendões e vasos sanguíneos.
Há também uma outra possível causa de dor de dente e ouvido como aliviar causado por problemas na ATM. Este ´problema é a perda ou ausência do dente, principalmente se esses dentes estiverem na parte da frente da boca, e ocorre devido à instabilidade oclusal que as ausências causam.
Quando procurar ajuda?
Ao notar que existe uma dor de dente e ouvido como aliviar, é preciso, inicialmente, verificar a causa dessa situação. O paciente precisa, inicialmente, procurar um médico especialista em otorrinolaringologia para que se possa verificar se há alguma condição inflamatória ou infecciosa no ouvido. Se isso não for diagnosticado, um dentista especialista em disfunções temporomandibulares (DTM) é o profissional mais indicado para prosseguir com o tratamento.
A DTM é uma condição multifatorial. Por isso, para se tratar esse tipo de dor de dente e ouvido como aliviar, é interessante também cuidar de outros problemas, e isso pode envolver médicos, psicólogos e fisioterapeutas, por exemplo.