Enxerto ósseo para implante recupera a autoestima do paciente
O enxerto ósseo para implante é importantíssimo para que a recuperação estética acaba sendo realizada e também para poder recuperar a função em procedimentos com próteses dentárias e implantes osteointegrados.
Para que possa ser feito o enxerto ósseo para implante em gengivas retraídas ou que caso estejam atrofiadas, um procedimento cirúrgico bem robusto é feito para recuperar a harmonização do sorriso. Para que os resultados sejam positivos e duráveis, o enxerto gengival coletado do próprio paciente ou proveniente de fontes biológicas manipuladas podem ser necessários tratamento.
O enxerto ósseo para implante pode ser feito em pessoas que precisam:
- Prevenir a recessão tecidual em quem tem o tecido gengival fino;
- Aumentar o volume das gengivas para que fiquem mais apresentáveis;
- Recobrir raízes dentárias expostas por retração gengival;
- Corrigir gengivas dentárias e implantes.
Tipos de enxerto ósseo para implante
No mercado atualmente existem várias técnicas para enxerto ósseo para implante para solucionar problemas diferentes e bem específicos. O fator mais importante da técnica de enxerto ósseo para implante é que, geralmente, essa técnica sempre dá certo.
Dos tipos de enxerto ósseo, existe o livre, onde a gengiva é coletada de áreas distantes ao local que vai receber essa pele. O palato pode ser um fato potencial dada a maior disponibilidade de gengivas em quantidade e qualidade suficientes para que isso aconteça. Gengivas que ficam colorações e cicatrizes diversas podem ser resultados possíveis desta técnica.
O enxerto de tecido conjuntivo é um tipo de enxerto ósseo para implante que elimina problemas com relação às diferenças de cor entre gengivas e ainda reduz riscos para cicatrizes teciduais visíveis.
Pós-operatório cuidadoso
Quem faz enxerto ósseo para implante geralmente passa por um pós-operatório bem simples e que exige cuidado e atenção do paciente que passa pelo tratamento. Desta forma, ao utilizar a técnica de enxerto ósseo para implante, os cuidados para não deslocar o tecido do enxerto gengival são até mais importantes do que a técnica cirúrgica adotada.
Esses cuidados para quem faz a cirurgia de enxerto ósseo para implante pedem uma restrição de movimentação excessiva dos lábios por cerca de 1 semana, o mesmo período em que a limpeza do local que fora operado é feita pelo dentista no consultório dentário.