Extração de dente deve ser feita em casos de necessidade
Dentistas recomendas que aconteça a extração de dente incluso que nasceram de forma parcial, já que as bactérias acabam se instalando ao redor do dente que não nasceu completamente, ocasionando infecções, que podem atingir o osso e resultar em um problema bem mais sério.
Dentes inclusos seguem tentando atravessar o tecido da gengiva mesmo em um momento que não há espaço suficiente para poder acomodá-los. Isso pode acabar afetando as raízes de dentes vizinhos e será necessário fazer a extração de dente para que possa ser evitada uma infecção, problemas aos dentes e aos ossos e podem evitar problemas futuros.
A extração de dente deve ocorrer por inúmeros motivos, entre eles:
- Se o dente é acometido por uma cárie muito profunda;
- Não há mais espaço suficiente para que os dentes da boca se alojem;
- Existe infecção no dente ou no osso.
Extração de dente precisa ser investigada
Para se fazer uma extração do dente, o dentista vai precisar fazer uma revisão completa no histórico médico do paciente e dentário também, além de providenciar radiografias necessárias. O raio x acusam o comprimento, formato e posição do dente e do osso adjacente. A partir dessas informações, o dentista poderá verificar o grau de dificuldade do procedimento e se decidir se vai encaminhar o paciente a um cirurgião dentista.
Para que exista a extração de dente, a área no entorno dele deverá ser anestesiada. Dentistas acabam utilizando anestésico local para que seja amortecida a área onde será mexida. Numa extração simples, a área não é anestesiada, o dente é descolado do osso com uma espécie de alavanca e depois é extraído com um fórceps dentário. No final, o dentista poderá optar por fechar a área com pontos cirúrgicos.
Pós-operatório
É indicado manter a área limpa para que se possa prevenir infecções após a extração de dente. O dentista vai solicitar que o paciente morda um pedaço de gaze seca por aproximadamente 1 minutos para que se possa estancar o sangramento enquanto não existe a coagulação do sangue. Não é indicado fumar, enxaguar a boca de forma agressiva ou mesmo limpar os dentes próximos de onde foi feita a extração de dente.