Gengiva inchada precisa ser tratada imediatamente
Quando a gengiva inchada, é sinal de que existe a gengivite que é uma inflamação na gengiva ocasionada por bactérias. Além do inchaço, é possível identificar uma cor avermelhada na região, dor e, por muitas vezes, sangramento, principalmente quando se usa fio dental e escova de dentes.
A gengivite pode causar não só a gengiva inchada, mas também a retração na gengiva, mau hálito ou uma sensação de gosto ruim na boca. Uma má higiene bucal pode ser uma das principais causas de uma gengiva inchada. Quem não escova os dentes e não usa o fio dental nas higienizações bucais, promove o acúmulo de bactérias nos dentes e na gengiva.
Quando as bactérias se misturam com restos de alimentos, acabam se depositando no espaço entre os dentes e a gengiva e nasce o tártaro, que também pode deixar a gengiva inchada e bastante sensível, causando dor e desconforto por quem passa pelo problema.
A gengiva inchada pode vir acompanhada de:
- Sangramento espontâneo da região;
- Flacidez;
- Dor ao comer;
- Mau hálito persistente.
Causas de uma gengiva inchada
A gengiva inchada pode ser originada, também, por conta do uso de medicamentos hormonais entre eles os anticoncepcionais, também pode ser causada por conta de alterações hormonais e o uso de aparelho nos dentes, tabagismo, deficiência de vitamina C e B3, e também nas doenças como diabetes, herpes nos lábios, leucemia etc.
Tratamento do problema
Para se fazer o tratamento do inchaço deve-se averiguar se existe a presença de outras lesões dentárias como a placa, periodontite e até problemas bem gerais como uma nutrição de baixa qualidade, falta de vitaminas, imunodeficiência, hipertensão e mudanças hormonais.
O tratamento para reduzir a gengiva inchada inclui limpeza nos dentes feita em consultório, aumento da frequência das escovações e uso do fio dental, suplementação de vitaminas, controle de pressão alta e de diabetes, além do fortalecimento da imunidade nas pessoas que fazem tratamento com medicamentos imunodepressores. Por isso, é importante que as pessoas que estejam passando por um processo de gengiva inchada procure um dentista para que o tratamento adequado possa ser iniciado após avaliação do profissional.