Gengiva inflamada com pus pode não apresentar sintomas
Quando existe o gengiva inflamada com pus causada por uma infecção ocasionada por bactérias, pode acabar resultando em um abcesso no dente, que pode lesionar diversas regiões do dente. O abcesso no dente mais comum ocorre quando há uma infecção bacteriana que se instala em alguma cavidade que fica entre a gengiva e os ossos da face ou pescoço. Quando esse dente infeccionado não recebe o tratamento adequado, pode formar o abcesso.
É muito possível que ocorra esse abcesso no dente quando existe a presença de microrganismos que podem originar a cárie e a doença periodontal à região. Se não for tratado corretamente, o dente acaba infeccionando os tecidos que estão ao redor do dente, resultando em um abcesso no dente e a gengiva inflamada com pus.
É possível que a boca esteja com gengiva inflamada com pus quando existe:
- Dor de dente;
- Dificuldade de abrir a boca ou mastigar;
- Vermelhidão na área afetada;
- Sensibilidade.
Sintomas de gengiva inflamada com pus
Se existe uma gengiva inflamada com pus, ocorre uma dor intensa e espontânea que acontece na região e resulta em uma pressão e latejamento da área atingida. O dente também oferece uma mobilidade fora do comum, fica sensível à mastigação e a sensibilidade pode se arrastar para os dentes que estão em volta dele.
É muito possível que o gengiva inflamada com pus cresça e acabe resultando em um inchaço no rosto ou na gengiva de aspecto enrijecido acontece quando apertado. Se a gengiva inflamada com pus fica maior, pode acabar deformando o rosto da pessoa e, se apalpado, dá uma consistência mole, sendo bastante frequente a presença de febre e mal-estar generalizado.
Esse problema pode acontecer de forma crônica
De forma crônica, o gengiva inflamada com pus não apresenta sintoma algum, porém,pode ser descoberto em um exame radiográfico ou de rotina devido a presença de fístula. O abcesso no dente desse tipo pode desenvolver-se por meses ou mesmo anos antes de serem detectados.
Quando existe uma gengiva inflamada com pus sem o devido tratamento, é muito possível que ela acabe causando alguns problemas como sinusite, osteomielite (uma infecção no dente que se esparrama pela corrente sanguínea e acaba prejudicando um osso do corpo). Porém, essa última possibilidade é bastante rara.