Gengivite galopante fatores ideais para sua saúde bucal
A gengivite galopante é uma inflamação na gengiva e seus sintomas geralmente são dor no local, mau hálito, gosto ruim na boca e tons avermelhados mais escuros na região. Diferentemente do que muitos pensam, a gengivite galopante não é um quadro transmissível e pode até mesmo ser solucionado em casa, mas é importante que a pessoa compareça ao consultório odontológico para melhores esclarecimentos. Para que o sorriso fique mais bonito e a saúde bucal em dia, é necessário, além de seguir os hábitos bucais, como escovar os dentes após todas as refeições e usar o feio dental, manter uma rotina de idas ao consultório odontológico e ter um acompanhamento do dentista.
Como tratar a gengivite galopante
O procedimento de limpeza de dentes é conhecido como profilaxia. Nele, o dentista remove toda a placa acumulada e o tártaro depositado na base do dente. O tratamento geralmente é eficaz e o problema da gengivite galopante, se tratado no início, pode ser resolvido no próprio consultório médico. No entanto, é importante que o paciente continue com boas práticas de higiene bocal em casa para evitar que a inflamação retorne. O dentista poderá orientá-lo a como realizar a higiene apropriada.
No consultório médico, o dentista deverá seguir o seguinte procedimento:
- Avaliação bucal e limpeza para remoção de toda a placa presente na superfície dos dentes e tártaro;
- Instruções para escovação correta e uso do fio dental;
- Visitas regulares ao dentista para checar e eventuais limpezas;
- Reparo de aparelhos ortodônticos, próteses e restaurações que possam estar dificultando na higiene.
Cuidados com gengivite galopante
Os primeiros estágios da gengivite galopante, de modo geral, podem ser revertidos por meio da escovação e do uso de fio dental corretos. Uma boa saúde bucal ajudará a evitar que a placa se forme. Entre as complicações da gengivite estão a periodontite, em que o osso e as fibras que mantém os dentes em posição são muito danificados, e a periodontite avançada, em que o osso que sustenta o dente está muito reabsorvido. Isso faz com que os dentes migrem ou se tornem móveis, o que afeta a mordida e pode acarretar na queda dos dentes também. Uma limpeza profissional feita pelo seu dentista é a única forma de remover a placa que se formou e endureceu - o tártaro.
Seu dentista fará a limpeza ou raspagem de seus dentes para remover o tártaro acima e abaixo da linha da gengiva. A melhor forma de se prevenir a gengivite é mantendo uma boa higiene bucal, ou seja, com escovação completa de todos os dentes, língua, gengivas, paredes internas e céu da boca e, em seguida, com uso de fio dental e enxaguante bucal para eliminar as bactérias que possam ter escapado do alcance da escova de dente.Se o seu problema for muito sério, pode-se realizar um procedimento para aplainar a raiz nas suas partes mais profundas.
Este procedimento ajuda a suavizar as irregularidades nas raízes dos dentes, dificultando o endurecimento da placa bacteriana. Com consultas regulares a seu dentista, o estágio inicial da doença pode ser tratado antes que se torne um problema muito mais sério. Se seu problema for mais grave, será necessário fazer um tratamento no consultório odontológico.