Implante protocolo, ideal para um novo sorriso
Com o avanço da tecnologia, as dentaduras móveis foram se tornando ultrapassadas e os pacientes relatavam inúmeros problemas, como, dificuldade na mastigação dos alimentos, devido a fraca fixação da dentadura na boca, medo de rir e comer em público com medo de a dentadura escorregar da boca, causando um constrangimento, desconforto na boca devido ao tamanho da dentadura e dificuldade em fixar a parte inferior, com todos esses problemas, houve o aparecimento do implante protocolo, onde este tratamento envolve a fixação das próteses totais, trazendo ao paciente a sensação de segurança e bem-estar.
Como ocorre a cirurgia do implante protocolo
É necessário a realização de um exame clinico, radiográfico e de sangue, planejamento sobre qual modelo escolher, forma, tamanho, cor dos dentes e da gengiva e a posição. Confecção de uma nova dentadura sem bactérias que possam contaminar a cirurgia do implante protocolo. É realizada uma cirurgia para a instalação dos implantes dentários e da nova dentadura, com isso será necessário o repouso até a cicatrização óssea e após isso, a instalação definitiva da prótese fixa em porcelana sobre os implantes dentários osso integrados.
Em média, o tratamento para substituir a dentadura por um implante protocolo, requer em torno de 4 a 8 meses. O uso de determinadas técnicas de enxerto de osso ou gengiva no tratamento do implante protocolo podem necessitar de até 8 meses para estabilização, esse tempo varia, pois, em cada paciente varia os fatores necessários para a cirurgia, tais como, qualidade óssea do paciente (altura, largura e densidade dos dentes e gengivas).
Nos dias atuais a técnica utilizando enxerto bovino liofilizado para a reconstrução dos ósseos rebordos estreitos e delgados ganham cada vez mais espaço, tanto que essa técnica já é a mais comum para esse tipo de tratamento dentário.
Principais benefícios da troca da dentadura por um implante protocolo
Além das limitações estéticas, esse tipo de dentadura removível, prejudica na mastigação de alimentos indispensáveis para uma dieta saudável e variada, onde prejudica e muito a autoestima de pacientes desdentados, com a colocação da prótese fixa sobre implante, eles terão segurança e beleza no sorriso possibilitando os principais benefícios como:
- Melhora na estética do sorriso;
- Recompõe a estrutura da face e lábios;
- Melhoria na fonética;
- Ausência de traumas mucosos e gengivais.
A prótese fixa sobre implante contém dois tipos diferentes de materiais, a mais comum é a confeccionada por acrílico junto com estrutura de metal que não aparece na arcada dentaria, ela possui excelente resultado estético e de mastigação também, seu único ponto fraco é a durabilidade, que geralmente deve ser trocada de 5 em 5 anos. As confeccionadas com porcelana com zircônia, os resultados desse material são superiores em relação a estética e durabilidade, permitindo sorrisos marcantes e duráveis.
O preço varia de acordo com a qualidade do material utilizado, o maior erro da maioria dos pacientes é pensar apenas em gastar o menos possível, onde muitas vezes escolhem materiais de péssima qualidade, fazendo com o que o barato saia caro, por isso deve ter o acompanhamento de um cirurgião dentista de confiança para aconselha-los ao tratamento mais adequado a seu caso.