Inflamação na gengiva como tratar o problema bucal
Uma das causas mais comuns de problemas bucais são as inflamações na gengiva, conhecida como gengivite, que ocorro devido à má higiene bucal. Essa inflamação na gengiva, acontece pelo do acúmulo da placa bacteriana e restos de alimentos que ficam nos espaços entre os dentes e a gengiva. Existem casos em que a inflamação na gengiva não apresenta dor ao paciente, porém apresenta sangramento constante durante a escovação dos dentes, uso do fio dental e uma coloração da gengiva mais avermelhada. Por ser um problema comum, mas que pode ser agravar se não for tratado de forma adequada surge a dúvida, inflamação na gengiva como tratar?
Causas comuns de uma inflamação na gengiva
A principal causa de uma inflamação gengival é a falta de higienização adequada na boca, isso porque quando os restos de alimentos ficam nas superfícies da língua e entre os dentes, mesmo não sendo visíveis, ocorre um acúmulo de bactérias que passam a se proliferar, formando assim a placa bacteriana. No decorrer do tempo essa placa pegajosa e incolor se desenvolve mais e endurece, se agravando e tornando-se no tártaro, que só consegue ser tratado através de um procedimento realizado em um consultório.
A inflamação na gengiva é uma resposta do corpo tentando se defender das bactérias e da contaminação, mas para combater uma inflamação na gengiva como tratar é preciso buscar sua origem. As causas que podem contribuir com o surgimento de uma inflamação na gengiva são:
- Alterações hormonais e fatores sistêmicos que podem surgir durante a puberdade ou durante uma gestação, além da diabetes. Pessoas com essas pré-disposições contribuem para o aumento das respostas inflamatórias do corpo, agravando a inflamação na gengiva;
- Problemas sanguíneos que alteram as funções imunológicas, também contribuem para a resposta gengival podendo assim gerar uma inflamação na gengiva;
- Diversos tipos de medicamentos podem gerar um aumento gengival, o que aumenta também a reposta defensiva bucal em relação ao acúmulo de placa, vindo a gerar a inflamação;
- Deficiências nutricionais também podem estar relacionadas a inflamação na gengiva, sendo assim uma resposta gengival exagerada;
- Restaurações mal adaptadas ou tratamento de canal mal realizada também favorecem o acúmulo de placa bacteriana, gerando um trauma que pode desencadear a inflamação na gengiva.
Quando surgir uma Inflamação na gengiva como tratar?
Em casos de inflamação na gengiva como tratar? Uma boa higiene bucal através da escovação dos dentes e utilização do fio dental diários são alguns dos cuidados básicos de saúde da boca, porém, caso o paciente não esteja a realizando de forma adequada haverá o surgimento de placa bacteriana, que deve ser combatida para que um possível sangramento da gengiva venha a ser interrompido. Fazer uso de escovas dentais apropriadas, assim como os demais produtos de higiene bucal como o fio dental e o enxaguante bucal também são essenciais.
Ao notar algum sintoma de inflamação na gengiva como tratar? O sangramento durante a escovação, mau hálito, gengiva inchada e avermelhada são alertas para que o paciente procure a ajuda de um especialista, isso porque somente o dentista poderá realizar uma avaliação buscando o diagnóstico da causa e por consequência o melhor método para uma inflamação na gengiva como tratar. Visitar regularmente o especialista também ajuda na prevenção e a evitar a evolução de problemas bucais que possam causar maiores problemas futuros.