Mancha branca no dente de leite e fatores prejudiciais à saúde bucal
A mancha branca no dente de leite pode ser indicativa de cárie, excesso de flúor ou alteração na formação do esmalte do dente. As manchas podem surgir tanto nos dentes de leite quanto nos dentes permanentes e podem ser evitadas por meio de idas periódicas ao dentista, uso de fio dental e escovação correta pelo menos 2 vezes ao dia.
Isso acontece devido a uma bactéria que todos nós temos na boca e que utiliza a sacarose como fonte de energia. Uma vez que essa substância é quebrada, um dos produtos finais que se formam é o ácido lático, que seria o restinho de alimentação. Ele é capaz de mudar o PH do dente e corroer o mineral.
Os dentes temporários podem ser afetados por cárie tal como os definitivos. As características próprias dos primeiros dentes fazem com que, uma vez que se inicia a cárie dentária, esta avance rapidamente e afete o tecido nervoso do dente mais depressa que nos definitivos. Evitar a dor produzida pela cárie já é razão suficiente para conservar a saúde dos dentes, e além disso, há que recordar que a cárie é um processo infecioso e pode afetar a formação dos dentes permanentes, bem como a saúde em geral.
Principais causas da mancha branca no dente de leite
As manchas que aparecem por causa da hipoplasia são normalmente tratadas com clareamento dentário ou uso de cremes dentais remineralizadores. Para evitar o surgimento dessas manchinhas, vá ao dentista periodicamente para que seja feita uma limpeza de rotina. Além disso, pode ser indicado pelo dentista uma mudança na alimentação, evitando alimentos e bebidas ácidas para que não ocorra mais danos no esmalte do dente. As principais causas do surgimento da mancha branca no dente de leite são:
- Cárie;
- Fluorose;
- Hipoplasia de esmalte;
- Uso e manutenção irregular do aparelho ortodôntico.
Cuidados ideais para evitar a mancha branca no dente de leite
A saliva é um componente importante neste caso por dois motivos: ela ajuda a promover uma lavagem e diluir o ácido lático e tem a capacidade de neutralizar o PH da boca. Por ser um problema que é "ativado" pela presença dos açúcares, as recomendações incluem controlar a ingestão destes alimentos, assim como manter uma boa higienização da boca. Se a criança ainda é muito pequena, os pais devem escovar seus dentes.
Se ela já é mais velha, tem de ser orientada sobre como fazer a higienização correta. Além disso, o acompanhamento profissional é necessário para que se faça uma avaliação precisa do problema e o tratamento adequado, que pode ser feito através do flúor, para remineralizar o esmalte do dente.
Para evitar o surgimento de mancha branca no dente de leite é recomendado ir periodicamente ao dentista para que seja feita uma limpeza de rotina, em que é feita remoção de placas, tártaros e algumas manchas. O dentista também pode indicar a realização de microabrasão, que corresponde a um desgaste superficial do dente, ou o clareamento dental.
Além disso, pode ser indicado pelo dentista uma mudança na alimentação, evitando alimentos e bebidas ácidas para que não ocorra mais danos ao esmalte do dente. É importante, também, realizar a higienização bucal correta, pelo menos 2 vezes ao dia, por meio da escovação e do uso do fio dental.