Mancha escura no dente fatores essenciais para à saúde bucal
As bactérias cromogênicas, como são chamadas, se formam com o acúmulo de substâncias com corantes na superfície dos dentes, que, em contato com a saliva, produzem um pigmento escuro próximo à gengiva. O maior incômodo dos pacientes que têm essas manchas de bactérias cromogênicas é estético, pois elas podem aumentar e tomar outras partes do dente. Essa remoção é feita em consultório, por meio da profilaxia, que é uma limpeza completa e profunda, realizada de seis em seis meses.
A parte positiva de fazer a profilaxia com periodicidade é que, além das manchas, ela ajuda a evitar outros problemas, como cáries e gengivites, com a eliminação do tártaro e placas bacterianas. Ou seja, a qualquer sinal de aparecimento de manchas, busque orientação de especialistas para que esse problema possa ser resolvido, e assim ter uma boca bonita, livre de manchas.
Tratamentos ideais para a mancha escura no dente
A mancha escura no dente podem surgir do consumo de alimentos muito pigmentados, como vinhos ou café, além do tabagismo e uso prolongado de antibióticos. Esses alimentos por possuírem ácidos, tudo isso contribui para que a mancha escura no dente apareça. Apesar da mancha escura no dente incomodar esteticamente, há indícios de que as bactérias cromogênicas competem por alimentos com outras bactérias, reduzindo a probabilidade de formação de cárie.
Segue abaixo alguns tipos de tratamentos ideais para a mancha escura no dente:
- Profilaxia: a limpeza profissional remove a placa, o tártaro e algumas manchas dos dentes. Deve ser feita pelo dentista no consultório de 4 em 4 meses;
- Resina Composta ou laminados de Porcelana:Recobrimento estético com resinas sobre a face externa dos dentes, podendo ser realizado em uma única sessão;
- Microabrasão: O dentista realiza um desgaste superficial do esmalte usando uma pasta dental que contém ácido clorídrico e micropartículas de carbeto de silício, em um gel a base de água;
- Cremes Dentais: os cremes dentais anti-manchas, desenvolvidos para remover manchas de tabaco e café, geralmente são abrasivos. Esses cremes dentais anti-manchas devem ser usados apenas nos casos mais graves.
Cuidados necessários para evitar a mancha escura no dente
Nem sempre a mancha escura no dente significa que você está com cárie. Nossos dentes, principalmente os mais posteriores, possuem detalhes anatômicos como ranhuras, fissuras ou sulcos no esmalte que facilitam a deposição de resíduos. Por mais que você escove, estes locais acabam acumulando estes resíduos que danificam o esmalte.
Os alimentos possuem corantes, pigmentos, são ácidos e tudo isso contribui para que a mancha escura no dente apareça. É por isso que os dentistas aconselham aos seus pacientes que visitem regularmente 6 em 6 meses o consultório. A profilaxia ajuda a remover estes pigmentos e fica mais fácil tirar dúvidas quanto a presença de lesão de cárie. Existem diversas formas de se investigar se uma mancha no dente é uma cárie.
Antes de o dentista fechar o diagnóstico ele irá limpar o dente (profilaxia), utilizar uma iluminação adequada, secar o dente, utilizar alguns instrumentais e todo seu conhecimento teórico adquirido. É importante que você busque seu dentista de confiança para um correto diagnóstico. Somente o dentista sabe detectar cáries em estágio inicial e diferenciar se uma lesão é reversível ou irreversível necessitando ou não de uma restauração.