Principais fatores para prevenir a mancha marrom no dente
A escovação correta com pasta de dente com flúor e fio dental ajudará a manter os dentes brancos. Contudo, é preciso limpar todos os dentes por completo, inclusive as faces internas, depois das refeições e, principalmente, antes de dormir. No caso das crianças, converse com o odontopediatra sobre o melhor creme dental para ela. Caso a recomendação seja o creme com flúor, o importante é supervisionar a quantidade utilizada.
Após tomar café ou outra bebida com corante, faça um bochecho com água. A medida prevenirá o aparecimento da mancha marrom no dente. Sempre que fizer a higienização bucal, veja se há mancha marrom no dente. Elas podem ser originadas de alguns hábitos, como o café ou o cigarro, ou ser o resultado de outros fatores, como detalhamos acima. O importante é sempre procurar o dentista e fazer o tratamento correto.
Causas da mancha marrom no dente
As manchas nos dentes são causadas, geralmente, por fatores externos e maus hábitos alimentares e de higiene oral. Mas há também causas biológicas e genéticas. É possível evitar mancha nos dentes com mudanças simples de hábitos alimentares e higienização, além de suspender o cigarro. Segue abaixo algumas causas para o aparecimento da mancha marrom no dente:
- Traumas: o sangramento em um dente que sofreu um forte impacto pode infiltrar nos dentes, dando a aparência de dente machucado e um aspecto escurecido;
- Flúor: manchas escuras provocadas pela ingestão de flúor durante a fase de formação e maturação do esmalte dos dentes, que ocorre entre o primeiro e o terceiro ano de vida da criança;
- Cigarro: a nicotina agride o esmalte e se acumulam na superfície do dente;
- Bebidas pigmentadas: bebidas escuras, com muito corante e pigmento, sejam naturais ou artificiais, como vinho, café, chás, molho curry e refrigerantes, são certeiros em deixar resíduos que se fixam ao esmalte dos dentes.
Tratamentos ideais para mancha marrom no dente
Nesse caso, a mancha marrom no dente aparece decorrente de uma falta de higiene bucal. Deve ser feita uma boa escovação pelo menos três vezes ao dia, uso de fio dental, enxaguantes bucais e visitar um dentista a cada seis meses.
Para se prevenir da pigmentação, o mais indicado é comer tais alimentos com uma maior cautela e realizar a escovação sempre após ingeri-los. Todos os casos devem ser tratados com um profissional por perto. No caso da cárie, por exemplo, o paciente precisa que o dente seja restaurado. O dentista remove a cárie com o ‘motorzinho’ para depois recuperar o dente com material restaurador.
Para o tártaro, é realizada uma remoção do problema com a raspagem, sendo algumas vezes também necessária a aplicação de flúor. Quando o dente foi pigmentado por alimentos e bebidas, o mais indicado é recorrer a tratamentos estéticos, principalmente ao clareamento. Em todas as situações, o especialista é quem vai poder analisar melhor o caso e, depois de qualquer um dos procedimentos, explicar como deve ser a rotina de higienização para que esses problemas não retornem.