Mau hálito estômago pode indicar problemas mais graves de saúde
O mau hálito é um problema dos problemas bucais mais comuns e afetam diversas pessoas e que em muitas vezes está relacionado a uma higiene inadequada da boca. Mas, embora não seja uma das principais causas do mau odor bucal, o mau hálito estômago pode ser o causador do problema nos casos em que os pacientes também possuam algum tipo de disfunção estomacal. Assim como as doenças de estômago, os hábitos de alimentares do paciente também podem contribuir para o surgimento do mau hálito estômago.
Causas comuns do mau hálito estômago
O mau hálito é causado por bactérias que liberam gases de enxofre ao se alimentarem de restos de alimentos e tecidos bucais descamados encontrados na boca e no trato digestivo. Porém, no caso de um paciente que possui disfunções estomacais, a quantia desse material disponível no corpo para as bactérias é maior, como também a presença de gases liberados, contribuindo e agravando os casos de mau hálito estômago. Existem diferentes fatores que colaboram para o surgimento do mau hálito estômago e eles são:
- A má digestão, que se trata da dificuldade em digerir os alimentos podendo causar dor, enjoo e vômito para aqueles que a possuem, isso porque ao permanecer mais tempo no estômago, o bolo alimentar passa a liberar gases que contribuem para o aparecimento do mau hálito estômago;
- Outra causa pode ser a gastrite, que além de provocar a demora para o esvaziamento do estômago, leva à proliferação de bactérias na região. O mau hálito estômago nesse caso ocorre pela liberação de gases que resultam da má digestão;
- Nos casos em que a gastrite não é tratada de forma, elas evoluem e originam as úlceras estomacais, feridas doloridas na parede do estômago. Em muitas vezes as úlceras são causadas pela presença de bactérias como a H.pylori e Prevotella intermedia, que auxiliam no aumento de maneira significativa dos gases, o que contribui no surgimento do mau hálito estômago através da decomposição de alimentos e tecidos mortos;
- Já no refluxo gastroesofágico, o mau cheiro é causado pela volta dos alimentos já digeridos para a garganta e boca, causando a azia e queimação na região. Essa condição contribui para o aumento de bactérias na boca, além dos problemas dentais como a desmineralização dentária, que acontece pela ação do ácido estomacal, ocasionando assim o mau hálito estômago.
Hábitos alimentares e o mau hálito estômago
O paciente deve ficar atento aos alimentos consumidos diariamente, isso porque eles podem ser os responsáveis pelo mau hálito estômago e dos demais problemas estomacais. Assim como hábitos cotidianos como comer rapidamente sem mastigar, que dificulta a digestão da comida e contribui para a permanência do bolo alimentar no estômago.
Além da ingestão de bebidas como refrigerante e álcool e o uso do cigarro que também fazem mal a saúde do estômago causando a descamação dos tecidos, prejudicando a digestão e absorção dos nutrientes, agravando assim o mau hálito estômago e favorecendo a proliferação de bactérias no organismo.