Mau hálito forte como tratar e se prevenir do problema
Um mau hálito forte não é considerado como uma doença, mas sim um alerta do corpo indicando que algo não vai bem na saúde bucal ou até mesmo na saúde geral do corpo. Segundo pesquisas 4 em cada 10 pessoas sofrem com o problema de mau hálito no Brasil, em 95% dos casos diagnosticados o problema é causado pela má higiene da boca.
Por isso, é importante realizar consultas regulares ao dentista que ajudará no combate contra o mau hálito forte, além de prevenir demais problemas bucais.
Causas do mau hálito forte
É importante que o paciente busque a origem do problema que vem causando o mau hálito forte na boca, o que pode ser uma tarefa mais complicada do que parece, uma vez que existem pelo menos 40 causas para a disfunção já identificadas por especialistas.
Mas, vale lembrar que a má higiene bucal auxilia no agravamento do problema, isso porque os restos de alimentos que se acumulam entre os dentes, língua e gengiva fazem com que as bactérias já existentes naturalmente na boca passem a dissolver partículas desses alimentos e liberem substâncias que causam o forte mau cheiro. Os problemas bucais mais comuns que causam o mau hálito forte são:
- Saburra lingual: Sua origem é natural da boca, porém aliada a restos de alimentos, bactérias e células descamadas que se acumulam permanecendo no fundo da língua, passam a provocar um odor ruim. O ideal em casos assim é não se esquecer de escovar também a língua, uma vez que as bactérias ali presentes se aproveitam dos restos de alimentos deixados na boca;
- Placa bacteriana: Formada naturalmente na boca, mas agravada pela má higiene a placa bacteriana contribui para o surgimento do mau hálito forte. Para resolver o problema da disfunção é necessário a remoção da placa bacteriana, sempre através da escovação e o uso do fio dental no dia a dia;
- Gengivite: É causada principalmente pela falta de uso do fio dental o que acaba por acumular resto de alimentos na boca, vindo a causar a placa bacteriana na região da gengiva, podendo ocasionar o mau hálito forte na boca, além de doenças periodontais mais graves;
- Boca seca: É uma das causas para o surgimento do mau hálito forte, isso porque a saliva auxilia na remoção de partículas e resíduos descamados na região da boca. Para lidar com o problema deve-se buscar a causa, uma vez que o mau cheiro e o problema de saliva podem estar atrelados ao uso contínuo de cigarros, remédios e dormir de boca aberta, buscar diminuir as causas pode ajudar na disfunção.
Prevenção do mau hálito forte
Praticas simples no dia a dia do paciente podem auxiliar e muito na prevenção do mau hálito forte como comer de 3 em 3 horas, porque o jejum prolongado é uma causa para o odor ruim, cuidar dá alimentação, uma vez que comidas muito salgadas, quentes ou condimentadas tornam a boca seca o que colabora com o surgimento do mau odor, assim como o uso frequente do cigarro e a ingestão de bebidas alcoólicas.
Vale lembrar também da existência de alimentos que auxiliam em uma boa halitose como a maçã e cenoura, produtos que colaboram na limpeza nos espaços entre os dentes e gengiva. As dicas e recomendações para a prevenção do problema de mau hálito forte são atitudes simples, como beber muita água e higienizar bem a boca. Lembrando que é indispensável a prática de escovar os dentes, passar o fio dental e usar o enxaguante bucal sem álcool no dia a dia, essas são formas eficazes na prevenção e luta contra o mau hálito forte.