Mau hálito na boca maneiras de acabar e prevenir o problema bucal
Manter a saúde bucal em dia é uma preocupação importante para aqueles que querem ter uma boa qualidade de vida, isso porque a boca é a porta de entrada para muitas bactérias comuns do dia a dia. Mas, segundo pesquisas 4 em cada 10 brasileiros sofrem com o problema de mau hálito na boca, e em 95% dos casos diagnosticados a disfunção é causada pela falta de higiene da boca.
Por isso, buscar uma maior conscientização sobre higiene bucal, além de realizar visitas regulares ao dentista ajudará no combate contra o mau hálito na boca e os demais problemas bucais comuns.
Causas do mau hálito na boca
O primeiro passo para acabar com o mau hálito na boca é buscar saber sua origem, uma vez que existem mais de 40 causas já identificadas para esse problema. A causa mais comum parte da higiene bucal inadequada que acaba por agravar ainda mais o problema, uma vez que os restos de alimentos que se acumulam entre os dentes, língua e gengiva fazem com que as bactérias já existentes na boca dissolvam essas partículas e liberem substâncias com um forte odor. Os fatores mais comuns originam um mau hálito na boca são:
- A saburra lingual aliada a restos de comidas, bactérias e células descamadas da boca que se acumulam e permanecem no fundo da língua, são as responsáveis por provocar o forte odor. A forma mais eficaz de eliminar o problema é escovando também a língua, isso porque as bactérias ali presentes se aproveitaram dos restos de alimentos e no processo soltam o cheiro de enxofre;
- A placa bacteriana é formada naturalmente e contribui para o mau hálito na boca, para resolver e acabar com problema de mau cheiro é necessário removê-la sempre através da escovação e o uso do fio dental diário;
- Uma boca seca contribui para o surgimento do mau hálito na boca, isso porque a saliva é a responsável em ajudar na remoção de partículas e resíduos na região da bucal. Por isso, o mau cheiro pode estar ligado ao uso contínuo de cigarros, remédios e dormir de boca aberta, buscar diminuir algumas dessas causas pode ajudar na diminuição do mau cheiro;
- Demais fatores como estresse, dietas alimentares restritivas e mudanças hormonais também podem ser as causas para o problema de mau hálito na boca. Já nesses casos, será necessário buscar manter hábitos mais saudáveis, além da ajuda médica e do dentista que serão fundamentais.
Prevenção contra o mau hálito na boca
Apesar das muitas causas da disfunção bucal é possível se livrar do mau hálito na boca, com práticas simples no dia a dia como se alimentar de 3 em 3 horas, uma vez que o jejum prolongado é uma das causas para um odor ruim. Cuidar da alimentação também é importante, isso porque comidas muito salgadas, quentes ou condimentadas tornam a boca seca o que ajuda com a formação do mau cheiro, assim como o uso frequente do álcool e cigarro.
Além disso, existem alimentos que ajudam o paciente a ter uma boa halitose como a maçã e cenoura que colaboram na limpeza entre os dentes. Dicas de prevenção para acabar com o mau hálito na boca são bem simples, beber muita água e higienizar bem a boca. Escovar os dentes, passar o fio dental e usar o enxaguante bucal sem álcool, também são atitudes eficientes na prevenção do mau hálito na boca, assim como em demais problemas bucais.