Odontologia Estética para um sorriso perfeito
A odontologia estética tem como objetivo melhorar a aparência dos dentes e o sorriso, no entanto ela é muito mais do que isso, ela melhora também sua mastigação, fonética e até mesmo a respiração, além dos aspectos psicológicos como autoestima e confiança do paciente. A falta de alguns dentes na arcada dentária pode além de provocar incomodo estético, pode gerar dores de cabeça devida a má mastigação.
Principais procedimentos no mercado de odontologia estética
A grande maioria dos casos são de pacientes que possuem alguma irregularidade no dente como, desgaste, trinco, quebra, torto ou desalinhado, com espaços grandes entre um dente e outros, manchas também podem incomodar o paciente na parte estética do sorriso. O tipo de tratamento adequado varia de cada paciente, feita de forma cuidadosa pelo dentista estético, os principais procedimentos realizados pela odontologia estética são:
- Branqueamento dentário;
- Envernização dentária;
- Colagem dentaria;
- Coroa dentaria;
- Obturações dentarias;
- Implantes dentários.
O branqueamento dentário é o procedimento mais simples de todos do mercado de odontologia estética, ele é simples e barato, e ajuda em muito na estética do sorriso, ele pode ser realizado na própria clínica odontológica, ou feito em casa após uma consulta com o dentista responsável, caso escolha a segunda opção, deve-se seguir à risca o que o dentista receitou ao paciente.
O envernizamento dentário, ou mais conhecido como lente de contato dentaria, consiste na aplicação de finas camadas de porcelana ou resina na face anterior dos dentes. Para isso será necessário a remoção de uns poucos milímetros do esmalte do dente, onde serão coladas no dente, modificando o tamanho, cor ou forma do dente, melhorando o aspecto estético do sorriso.
Colagem dentaria é um processo de acoplagem de material durável, resistente e de coloração semelhante a os dentes naturais, são camadas de resinas aplicada sobre o dente e endurecida a laser. Ela pode ser moldada para melhor atender o desejo do cliente, mantendo aspecto de sorriso natural no final do tratamento.
A coroa dentaria, ou conhecida também como capa dentaria é capaz de restaurar ou substituir uma arcada dentaria completamente, de acordo com as necessidades do paciente, as coroas podem ser confeccionadas a partir de porcelana, metal, ou a mistura dos dois materiais, o objetivo da coroa é restaurar a forma, tamanho, força e a aparência dos dentes comprometidos.
Obturações dentarias, geralmente são confeccionadas com ouro, porcelana, ou outros metais. Elas servem para preencher buracos nos dentes perfurados, caries ou estragados por algum motivo, elas podem ser uma alternativa caso o cliente não queira o tratamento de coroa dentaria.
Os implantes dentários, são os substitutos dos dentes faltantes na arcada do paciente, elas podem ser confeccionadas por os mais variados materiais desde titânio até porcelana, primeiramente é colocada uma raiz onde houve a perda do dente, a medida que o osso da mandíbula cicatriza, ele cresce ao redor dessa raiz fazendo com que ela se fixe no lugar originando uma fundação forte para o implante dentário, os implantes podem ser de um dente único, ou uma arcada dentaria completa.
Cuidados para manter a qualidade do tratamento de odontologia estética
Além dos cuidados pré e pós tratamento de cada cirurgia estética realizada, a manutenção para manter a qualidade do sorriso depende do procedimento realizado pelo dentista responsável, geralmente é recomendado a cada 6 meses uma manutenção básica. A higienização diária também ajuda a manter a qualidade do tratamento por muito mais tempo, por isso sempre é recomendado procurar um dentista de confiança onde possa pedir dicas de como manter a estética de seu sorriso o maior tempo possível.