Qual a modalidade de um plano dentário que cobre implante?
Um paciente que busca contratar um plano odontológico deve sempre ficar atento as coberturas e oferecidas pela operadora escolhida, isso porque existem diferentes modalidades de planos que podem vir a variar a extensão de suas coberturas para serviços e tratamentos específicos. Por isso, caso o paciente esteja à procura de um plano dental que ofereça serviços como considerados estéticos como um plano dentário que cobre implante, é necessário consultar e verificar se a modalidade escolhida cobre esse tipo de procedimento dentário.
Coberturas obrigatórias de um plano odontológico
Um plano odontológico trata-se de um investimento com ótimos custos x benefícios para a saúde bucal de um paciente, mas para valer a pena sua contratação é preciso que o plano e escolhido ofereça os serviços e venha a suprir as necessidades de quem o contrata, como um plano dentário que cobre implante. Existem algumas coberturas de tratamentos odontológicos que são considerados obrigatórios pela Agência Nacional de Saúde, ANS, onde se exige que qualquer plano dentário contratado ofereça para seus clientes procedimentos padrões para qualquer cobertura, esses serviços são:
- Raio x;
- Consultas com especialistas;
- Cirurgia de extração do dente;
- Consultas de emergências;
- Limpeza dental com flúor;
- Tratamentos de canal no dente;
- Tratamentos de gengiva;
- Reparação dentária;
- Clareamento dentário.
Porém, mesmo com a exigência de um órgão regulador o paciente pode vir a ter diversas dúvidas sobre procedimentos como, se existe um plano dentário que cobre implante realizado? Nesse caso, os implantes dentários não são considerados procedimentos obrigatórios em um plano, uma vez que são considerados tratamentos estéticos, por isso não são cobertos pelos planos odontológicos padrão que visam oferecer tratamentos para a prevenção de problemas bucais aos seus pacientes.
Modalidades de planos que oferecem uma cobertura total
Ao buscar uma cobertura odontológica total, o paciente poderá contar com diferentes procedimentos dentais até mesmo com um plano dentário que cobre implante, essa contratação é possível sim, mas nestes casos o valor do plano com serviços a mais do que os obrigatórios e exigidos pela Agência Nacional de Saúde, se tornam mais caros, ficando acima da média do plano odontológico padrão.
Essa diferença de preço acontece porque um plano dentário que cobre implante ou demais procedimentos considerados estéticos, possuem um custo de serviço superior se comparado a outras formas de substituições dentárias, como nos casos em que um paciente necessite de uma dentadura ou de dentes de porcelana. Por conta disso, o atendimento em uma clínica ou consultório particular pode gerar um custo maior em seu valor mensal. Nos casos em que o paciente está a procura de um plano dentário que cobre implante ou diversas outras especialidades, é preciso que ele esteja ciente da diferença de valores e análise o custo x benefício, considerando assim todos os prós e contras dos planos de maneira adequada.
Mas, vale ressaltar que nos últimos anos após o crescimento pela procura de planos odontológicos com coberturas estéticas passou a ser cada vez mais comum as operadoras oferecerem opções de modalidades com procedimentos mais amplos para pacientes que buscam um plano dentário que cobre implante ou demais coberturas consideradas tratamentos estéticos. Esses planos podem ser vantajosos, isso porque que além de cobrirem os procedimentos exigidos pelo órgão regulador, o paciente pode escolher qualquer tratamento estético específico. Já no caso de um plano dentário que cobre implante, a carta de procedimentos liberados contém coberturas adicionais, que assumem os demais tratamentos que possam vir a ser necessários.