Plano odontológico familiar e fatores ideais para garantir uma boa saúde
Seu plano odontológico familiar pode não garantir cobertura para todas as opções de tratamento, mesmo quando seu dentista determina que um tratamento específico é o melhor para você. Por exemplo, seu dentista pode recomendar uma coroa, mas seu plano pode oferecer reembolso apenas para uma grande restauração. Assim como ocorre com o seguro médico, um plano odontológico pode não cobrir doenças que a pessoa tinha antes de entrar para o plano. Mesmo que o seu plano não cubra certas doenças, o tratamento pode ser necessário.
Seu plano odontológico familiar pode não cobrir certos procedimentos ou tratamentos preventivos independentemente da importância deles para você. Isso não significa que esses tratamentos não sejam necessários. Selantes, por exemplo, podem representar economia de dinheiro no futuro. Seu dentista pode ajudá-lo a decidir que tipo de tratamento é melhor. Em sua primeira visita, o dentista vai verificar o histórico de saúde dental completo. Em visitas de acompanhamento, se o seu status de saúde for modificado, não se esqueça de contar ao seu dentista.
Vantagens ao adquirir um plano odontológico familiar
Com um plano odontológico familiar, os consumidores poderão investir cada vez mais nas idas ao dentista. Assim evita o surgimento de cáries, mau hálito, gengivite, aftas e periodontite, entre tantas outras doenças que atingem a boca. Afinal, os dentistas não cuidam apenas da estética dental. Além de deixarem o sorriso bonito e harmônico, esses profissionais identificam e tratam diversas doenças que podem ou não ter origem na boca. Câncer e problemas intestinais, por exemplo, podem se manifestar através de alterações bucais identificadas pelos dentistas.
Segue abaixo alguns tipos de tratamentos que o plano odontológico familiar oferece:
- Limpeza minuciosa: o dentista vai raspar ao longo e abaixo da margem gengival para remover a placa bacteriana e o tártaro formado que pode causar doenças da gengiva, cárie, mau hálito e outros problemas;
- Polimento: em seguida, ele vai polir e utilizar o fio dental em seus dentes;
- Exame dental completo: o dentista vai realizar um exame minucioso em seus dentes, gengiva e boca, observando sinais de doenças ou outros problemas;
- Raios X: podem diagnosticar problemas de outra forma não observáveis, como danos as mandíbulas, dentes impactados, abscesso, cistos ou tumores e cárie entre os dentes.
Cuidados ao contratar um plano odontológico familiar
Atualmente, o plano odontológico familiar mais comum cobre uma série de procedimentos. As coberturas vão desde o tratamento de uma cárie, até cirurgias de pequeno porte. Porém, essas coberturas variam um pouco de plano para plano. Por isso, é importante verificar exatamente quais são os procedimentos cobertos pelo plano no momento da contratação. Você é daquelas pessoas que acham que basta ir ao dentista uma vez por ano e está tudo bem? Cuidado, porque o barato pode acabar saindo caro.
Os procedimentos mais comuns estão geralmente incluídos no rol de coberturas de plano odontológico familiar. Outro fator importante relacionado à cobertura de plano odontológico é a rede dos profissionais que atendem pelo plano. Vale a pena pesquisar a rede de atendimento antes de se decidir pela contratação. Assim, você pode verificar se ela inclui dentistas de sua confiança, ou mais próximos de sua residência.