Prótese dentaria de porcelana fatores ideais para sua saúde bucal
A saúde bucal é um assunto que deve ganhar a atenção de todas as pessoas, independentemente da sua faixa etária. Quando perdemos um ou mais dentes, por motivos diversos, surge como alternativa o uso da prótese dentária de porcelana. Hoje, existe uma grande variedade de próteses que se adequam perfeitamente às necessidades de cada indivíduo, dando um ar natural ao sorriso, facilitando o processo de mastigação e melhorando a qualidade de vida. Antes de realizar um procedimento sugerido dentro do consultório dentário, é fundamental conhecer bem todas as opções, tirando as principais dúvidas e seguindo à risca as recomendações do seu dentista.
Procedimentos do uso da prótese dentaria de porcelana
O processo típico envolve uma ou duas consultas. Se a faceta for pré-fabricada, o procedimento poderá ser feito em uma consulta e se o laboratório estiver fazendo as facetas, o procedimento exigirá duas consultas. Segue abaixo o procedimento do uso da prótese dentaria de porcelana:
- A anestesia local;
- É feita uma moldagem do dente para o laboratório e uma faceta temporária será colocada no dente com o local da gravação no centro do dente, longe das margens;
- Quando o laboratório entregar a faceta ao dentista, a faceta temporária será removida e o dente será limpo com os produtos ideais.
- O dentista removerá o material em excesso e fará o polimento das margens da faceta.
- Muitos dentistas programam uma consulta de acompanhamento para verificar o conforto; uma faceta confortável terá longa duração.
Vantagens ao utilizar a prótese dentaria de porcelana
Essa categoria de prótese dentaria de porcelana é utilizada somente em situações em que o paciente perde poucos dentes. Nessa situação, é feita uma ponte fixa, na qual o dente colocado tem apoio dos outros dois — um de cada lado, ou, apoio sobre implantes. São indicadas para quem deseja substituir uma perda total ou parcial de dentes quando ainda se tem a maior parte da dentição natural na boca e, uma dentadura não é necessária. Perder um dente ou vários é algo muito natural e as razões desse feito podem abranger uma diversidade de justificativas. Elas podem ser implantadas por meio de coroas individuais ou pontes. Para fixá-las, pode ser necessário promover o desgaste do dente que vai servir como base para a prótese, os dentes ao redor são muito importantes como apoio. Ou, poderá ser fixada através de implantes, realizando a reposição total de dentes perdidos, ou parcial.
Apesar das próteses móveis estarem evoluindo muito e se tornado cada vez mais bonitas e naturais, elas ainda não conseguem se igualar à estética e a funcionalidade da prótese dentária de porcelana, principalmente pelo fato de, na maioria das vezes, ser apenas um dente, o resultado fica bastante natural e quase imperceptível em algumas situações. A durabilidade de uma prótese de dentes varia de acordo com o material do qual ela é feita, entre outros fatores. Geralmente, as fixas são criadas de materiais mais resistentes, que duram por bastante tempo, como a porcelana ou a resina. Enquanto o conforto e a segurança podem ser uma desvantagem para as próteses móveis, esses quesitos são algumas das principais vantagens da prótese dentaria de porcelana.