Prótese protocolo uma boa escolha para voltar a sorrir
O mercado ortodôntico vem ganhando cada vez mais opções de escolha para os mais diversos tipos de tratamento, e uma das alternativas mais indicadas por especialistas para aqueles que perderam seus dentes e procuram por uma prótese fixa trata-se da prótese protocolo. Se trata de um procedimento de implante dentário, porém esse método tem como destaque proporcionar ao paciente uma melhor função mastigatória o que torna a prótese protocolo tão natural quanto uma arcada dentária original do paciente.
Como se utiliza uma prótese protocolo?
A prótese protocolo é parafusada e fixa de uma forma camuflada sobre um determinado número de implantes, sendo necessário um mínimo de 4 dentes na arcada inferior e 6 na arcada superior, para que assim o paciente venha a sentir uma maior naturalidade ao utilizá-la. Contando com uma estrutura interna confeccionada em titânio e zircônio, além de ser coberta por dentes feitos em cerâmica. Existe também a opção de a prótese protocolo conter detalhes em cerâmica na coloração rosa claro ou escuro, simulando a região da gengiva ao redor do dente, para que fique de uma forma mais natural.
A prótese protocolo possui diversos benefícios, sendo resistente e permitindo que o paciente possa mastigar de forma adequada. Além de manter uma aparência natural igual, como uma gengiva e dentes naturais, uma vez que imita o formato da arcada dentária. Outra vantagem da prótese protocolo é o fato se serem fixadas sobre implantes, fazendo com que não haja necessidade de se fazer o uso de pastas ou adesivos fixadores como nas dentaduras.
Cuidados de limpeza de uma prótese protocolo
Os cuidados com a limpeza de uma prótese protocolo é um dos passos importantes e deve ser levada a sério para conseguir manter a higiene bucal do paciente de uma maneira adequada. É necessário realizar a remoção dos restos de resíduos alimentares dos pinos dos implantes e da prótese protocolo de maneira suave e cuidadosa, porém sem deixar que as sujeiras permaneçam, os cuidados básicos na hora da limpeza da prótese são:
- Escovar a prótese diariamente com produtos indicados pelo dentista, isso porque algumas pastas dentárias possuem substâncias com abrasivos que podem prejudicar o material da prótese;
- Utilizar o enxaguante bucal, porque assim como a pasta de dente o uso do enxaguante bucal deve ser orientado pelo dentista para que o material da prótese não seja danificado;
- Usar um irrigador oral, conhecido como fio dental de água, trata-se de um aparelho que produz jatos de água com diferentes pressões e auxilia na higienização da boca e da prótese, removendo os resíduos que ficam presos entre a gengiva e a prótese, além de massagear a gengiva e melhorar a circulação da região;
- Realizar manutenção a cada 6 meses sendo necessário que o paciente retorne ao dentista em visitas regulares, para que assim ele faça limpezas profundas que ajudarão a evitar a formação da placa bacteriana e assim problemas bucais futuros.
Uma boa higienização bucal ajuda a evitar diversos fatores que podem causar um problema bucal no futuro como cárie, gengivite e mau hálito. Além de que o acúmulo de placa bacteriana na superfície da prótese protocolo pode causar doenças sérias e até possíveis infecções na boca. Por isso, estar com a higiene bucal em dia é essencial para a manutenção da prótese protocolo e de um sorriso bonito e saudável.