Tratamentos odontológicos para a saúde bucal
Para prevenir doenças da saúde bucal, a contratação de um plano de saúde odontológico de qualidade é a opção mais recomendada. Com isso, o cliente é capaz de cuidar de forma adequada da região bucal, usando assim os diversos procedimentos odontológicos disponíveis. Afinal, conquistar os dentes perfeitos é o objetivo de muitas pessoas que se importam em cuidar da aparência.
Durante toda a vida, as pessoas podem desenvolver problemas ou doenças bucais que precisam de ajuda com tratamentos odontológicos. Se não forem tratadas, essas doenças podem se desenvolver, provocando o enfraquecimento ou a perda parcial ou total dos dentes. Nesse sentido, torna-se necessário dar uma atenção especial para a saúde bucal, não somente por motivos estéticos como também por fatores de saúde.
Principais tratamentos feitos no consultório odontológico
Os dentistas costumam oferecer diferentes tratamentos odontológicos para que os pacientes tenham dentes belos e saudáveis. Para isso, os procedimentos mais comuns realizados diariamente nos consultórios odontológicos são:
- Limpeza: a profilaxia feita no consultório odontológico é voltada para remover as placas bacterianas, invisíveis a olho nu, e as placas bacterianas calcificadas, que são chamadas de tártaro. A limpeza possibilita a manutenção ideal da saúde bucal e ainda evita o aparecimento de problemas ou doenças bucais mais graves;
- Tratamento de canal: a endodontia, conhecida como tratamento de canal, tem como objetivo para promover a limpeza no interior do dente cuja cárie alcançou a raiz. Esse tratamento é feito ao inserir limas, que são agulhas finais, no dente para remover a polpa infectada, realizando também a limpeza e descontaminação na região;
- Tratamento para mau hálito: para que o dentista consiga tratar o mau hálito do paciente, primeiro ele necessita saber a causa do seu surgimento, fazendo uma avaliação geral da boca do paciente, solicitando informações sobre os seus hábitos, sintomas e históricos de doenças, além de pedir exames clínicos. Depois da conclusão do diagnóstico, o dentista consegue indicar o melhor tratamento para o caso do paciente ou encaminha-o para um especialista caso o mau hálito seja proveniente de um motivo extrabucal;
- Periodontia: também conhecida como tratamento de gengiva, a periodontia serve para desinflamar a região da gengiva, que pode ter desenvolvido a gengivite ou periodontite. Para isso, o dentista realiza a limpeza nos dentes, retirando tártaros e placas bacterianas invisíveis a olho nu. Caso a gengiva esteja muito inflamada, o profissional pode também receitar antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos para aliviar a dor do paciente.
Cuidados essenciais com a saúde bucal
Para que a saúde bucal esteja com uma qualidade satisfatória, essa região precisa ser livre de cáries, tártaros, gengivite e outros problemas que surgem na boca. Com isso, inicialmente é preciso aliar escovação, fio dental e antisséptico diariamente.
Além disso, torna-se essencial levar em conta a alimentação. Até porque, uma saúde bucal adequada não está aliada à ingestão em excesso de alimentos açucarados ou com muito carboidratos, que promovem o acúmulo e a proliferação de bactérias. Nesse sentido, recomenda-se aderir uma alimentação saudável e equilibrada todos os dias.