Conheça os sintomas do dente siso
Enquanto algumas pessoas não apresentam sintomas do dente siso, outras sentem dores intensas e vários outros sinais. Os sisos são quatro dentes, também conhecidos como terceiros molares ou dentes do juízo, que nascem no final da arcada dentária e são divididos em dois superiores e dois inferiores.
Ao contrário do que muita gente pensa, a extração desses dentes nem sempre é indicada, já que ele pode existir na região bucal sem afetar a qualidade da saúde nessa área. Osiso costuma nascer por volta dos 17 aos 25 anos e, em muitos casos, quando ocorre a erupção, o dente começa a inflamar com frequência ou dificulta o alinhamento correto da arcada dentária. Por isso, muitos pacientes procuram os consultórios odontológicos para fazer a retirada.
Principais sintomas do dente siso
Enquanto algumas pessoas não têm sintomas do dente siso, outras sofrem com os sinais do seu nascimento. Nesse sentido, os sintomas mais comuns que indicam a erupção desse dente são:
- Dor ao mastigar com a região posterior;
- Dor de ouvido, dente, de cabeça e nos maxilares;
- Gânglios inflamados na área do pescoço ou embaixo da mandíbula;
- Sangramento;
- Inchaço gengival;
- Enxaqueca;
- Mau hálito;
- Inchaço na bochecha.
Motivos para fazer a extração do siso
Especialistas indicam que a extração do siso seja feita somente quando o dente não nasceu da forma correta na boca. Casos em que o dente existe na boca e está mal posicionado, como em posição horizontal, mas ainda não ocorreu a erupção, também devem ser averiguados
Além disso, pessoas que não têm o espaço adequado na arcada dentária e possuem os sisos inclusos também devem pensar em fazer a cirurgia de retirada.. Em alguns casos, o empurramento nos dentes adjacentes ao siso podem causar o desalinhamento da arcada, gerando a necessidade de iniciar um tratamento ortodôntico para corrigi-la. Aliás, o siso ainda pode afetar funções essenciais do organismo, como a fala, a respiração e a mastigação.
Existe também a ocorrência frequente de inflamação no dente siso, conhecida como pericoronarite. Nesse caso, o siso não é higienizado corretamente, já que a sua posição dificulta a escovação correta, então ele passa a inflamar com frequência por acumular restos de comida e, consequentemente, bactéria. Isso provoca sintomas do dente siso inflamado.
Como já foi anteriormente destacado, alguns pacientes relatam sentir dores na face provocadas pelo siso, chegando a atingir regiões como mandíbula e ouvido. Além disso, os sisos podem estar ligados com a raiz dos segundos molares, causando dor e, em alguns casos, a necessidade de realizar o tratamento de canal. Dessa forma, caso os dentes tenham nascido e não prejudiquem a arcada dentária, não é necessário fazer a remoção.
Nesse contexto, vale lembrar que, após a cirurgia, o paciente deve seguir as recomendações pós-operatórias para que tenha uma recuperação bem-sucedida. Até porque, se não houver o cuidado necessário, pode ocorrer uma infecção pós-operatória. Por isso, a fase da recuperação é essencial para um resultado verdadeiramente satisfatório tanto para o paciente quanto para o próprio cirurgião.