Conheça os sintomas do siso nascendo
Como o dente siso geralmente nasce entre a juventude e a fase adulta, algumas pessoas sentem os sintomas do siso nascendo por volta dos 17 aos 25 anos, mas nem sempre acontece a erupção do terceiro molar. Em alguns casos, o dente nem existe na arcada dentária. Por outro lado, quando o siso existe dentro da gengiva, mas ainda não nasceu, ele é chamado de siso incluso. Caso não nasça até os 30 anos, provavelmente torna-se importante fazer a cirurgia para a remoção, já que esse é um indício de que não existe espaço para esse dente na arcada dentária.
A cirurgia para remover o siso é um procedimento muito comum, relativamente simples e feito em larga escala nos consultórios odontológicos do Brasil. Nessa operação, o cirurgião dentista ou cirurgião bucomaxilofacial retira os terceiros molares ou dentes do juízo ou queiro, que são outros nomes populares do siso, fornecendo assim a qualidade ideal da saúde bucal para o paciente.
Sintomas do siso nascendo
Na maioria dos casos, é fácil perceber quando o momento do siso nascendo. Até porque, existem vários sintomas de que ele começou a sofrer a erupção. Nessa situação, os sinais mais comuns são:
- Aparecimento de inchaço gengival;
- Presença de mau hálito;
- Aparecimento da enxaqueca;
- Dor ao mastigar com a região posterior;
- Presença de inchaço na região da bochecha;
- Dor de dente, de cabeça, no ouvido e nos maxilares.
Motivos para fazer a extração do siso
A extração do siso é indicada somente quando o dente não nasceu da forma correta na boca. Além disso, casos em que o dente existe na boca e está mal posicionado, como na posição horizontal, mas ainda não sofreu a erupção, também devem ser analisados.Em algumas situações, a pressão do siso nascendo pode causar o empurramento nos dentes adjacentes, provocando o desalinhamento da arcada dentária. Em outras, o siso nascendo pode causar alterações em funções essenciais do organismo, como a fala, a respiração e a mastigação.
Existe também a pericoronarite, que é a ocorrência frequente de inflamação no siso. Isso acontece porque o siso não é higienizado corretamente, já que a sua posição dificulta a escovação adequada, então ele começa a inflamar com frequência por acumular restos de comida e, consequentemente, bactérias.
Além disso, os sisos podem estar ligados com a raiz dos segundos molares, causando dor e, em alguns casos, a necessidade de realizar o tratamento de canal. Por fim, existem alguns pacientes que sentem dores na face provocadas pelo siso, chegando a atingir regiões como mandíbula e ouvido.
Como funciona a retirada do siso
Para que seja possível retirar o siso, o profissional primeiro aplica uma cirurgia local perto do dente. Depois dessa parte, ele realiza uma incisão na gengiva com o intuito de enxergar melhor o dente. Se o siso ainda não tiver nascido, o cirurgião primeiro remove o osso que recobre o dente e posteriormente remove o siso. Para finalizar, o profissional retira qualquer pedaço de osso e dente que tenha ficado na região.