Saiba mais sobre o tratamento de canal
A endodontia, popularmente chamada de tratamento de canal, é um procedimento odontológico amplamente realizado nos consultórios odontológicos do país. Nesse processo, o dentista consegue fazer a limpeza do dente contaminado por uma cárie que atingiu até a raiz, infectando o canal.
Nesse caso, recomenda-se procurar um dentista de confiança e altamente capacitado para fazer o tratamento de canal, porque um procedimento mal feito é capaz de trazer consequências negativas para o paciente, como a necessidade de realizar uma nova endodontia. Para isso, vale a pena pesquisar sobre as diferentes opções de planos dentários existentes. Afinal, a cárie é uma doença bucal bastante comum, atingindo cerca de dois milhões de pessoas por ano, então dificilmente o indivíduo não irá contraí-la em algum período da vida.
Principais causas do surgimento da cárie
Em grande parte dos casos, a cárie pode ser evitada pelo indivíduo. Até porque, por mais que seja causada por diferentes motivos, a maioria deles é facilmente contornável caso o indivíduo adquira hábitos essenciais de cuidado com a saúde bucal. Nesse contexto, as causas mais comuns para o surgimento da cárie são:- Incorreta higienização bucal: é importante escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, utilizando também o fio dental nesse processo. Os dentistas indicam que o enxaguante bucal seja utilizado antes de dormir, porque, durante as horas do sono, existe pouca produção da saliva, o que estimula o acúmulo e proliferação de bactérias, favorecendo o aparecimento da cárie;
- Negligenciar a consulta frequente com o dentista: recomenda-se que todas as pessoas agendem, pelo menos, duas consultas anualmente com um dentista, ainda que não percebam problemas aparentes na região bucal. Isso é importante porque precisa ser realizado o check-up e a limpeza nos dentes, já que o profissional conta com aparelhos odontológicos específicos capazes de eliminar as placas bacterianas que não são corretamente retiradas com a escovação diária;
- Consumo excessivo de alimentos com açúcar ou carboidrato: alimentos açucarados ou com muito carboidratos propiciam a maior proliferação de bactérias, possibilitando que surjam as cáries;
- Alteração da imunidade: em algumas situações, a cárie pode aparecer porque a pessoa está sofrendo com alteração imunológica que prejudica a adequada produção de saliva, impossibilitando que o dente fique protegido da forma ideal.
Como funciona o tratamento de canal
No dia do tratamento de canal, primeiro o dentista abre um buraco no interior do dente, com a utilização de uma broca, para que possa chegar até a raiz do dente. Após essa etapa, ele insere limas, que são pequenas agulhas, para atingir o interior do dente contaminado e retirar a polpa infeccionada. Com isso, o profissional consegue fazer a descontaminação e a higienização da região.
Para terminar o procedimento, o dentista coloca um cimento odontológico, geralmente feito de hidróxido de cálcio, no canal aberto. Já para fechar o buraco no dente, ele utiliza uma coroa fechada que fechada com resina composta ou porcelana para os dentes da frente e ligas de prata ou ouro para os dentes de trás. Assim, o tratamento de canal é finalizado.