Dicas sobre tratamento de canal inchaço no rosto
No momento em que uma cárie alcança a polpa do dente, provocando uma contaminação na região, torna-se necessário realizar a endodontia, também conhecida como tratamento de canal inchaço no rosto. Nessa situação, é recomendável marcar uma consulta com um dentista de confiança e bem capacitado para que o procedimento seja feito.
Como a cárie é uma doença bucal muito comum, atingindo cerca de dois milhões de pessoas por ano, ao longo de toda uma vida, provavelmente o indivíduo terá esse problema ao menos uma vez. Com o intuito de diagnosticá-lo e tratá-lo com economia e eficiência, a opção ideal é contar com um convênio odontológico de qualidade.
Sintomas do dente com canal contaminado
Os sintomas de dente com canal inflamado podem afetar diretamente a qualidade de vida como um todo, já que a pessoa passa a ter dificuldade em realizar atividades simples como a mastigação. Para diagnosticar que o canal está inflamado, o dentista realiza uma avaliação geral da boca, além de perguntar ao paciente quais são os sintomas que vem sentindo.Nesse caso, além do tratamento de canal inchaço no rosto, existem outros sinais, como:
- Inchaço nos gânglios do pescoço;
- Sensibilidade na região afetada;
- Drenagem de pus;
- Dificuldade na hora de abrir a boca ou mastigar;
- Dente escurecido;
- Dor de dente;
- Vermelhidão na área atingida.
Causas para o surgimento da cárie
Ainda que a cárie seja muito comum, ela pode ser facilmente evitada. Para isso, é importante escovar os dentes, no mínimo, três vezes ao dia, utilizando também o fio dental nesse processo. Os profissionais da área indicam que o enxaguante bucal seja utilizado somente antes de dormir, porque, durante o sono, existe pouca produção da saliva, o que estimula a proliferação de bactérias.Além disso, a ingestão em excesso de alimentos com açúcar ou carboidrato favorece a maior proliferação de bactérias, permitindo que surjam cáries e a necessidade de realização do tratamento de canal inchaço no rosto. Outro ponto que influencia no surgimento da cárie é a negligência à consulta regular com o dentista.
Os especialistas recomendam que todas as pessoas agendem, pelo menos, duas consultas anualmente com um dentista de confiança e altamente capacitado, ainda que não observem irregularidades na região bucal. Isso é muito importante porque precisa ser realizado o check-up e a limpeza nos dentes, já que o profissional possui aparelhos odontológicos específicos capazes de eliminar as placas bacterianas que não são corretamente removidas com a escovação.
Por outro lado, em alguns casos, a cárie não pode ser evitada, porque alguns pacientes a contraem devido a alterações imunológicas. Nesse sentido, a cárie pode surgir porque a pessoa está sofrendo com alteração imunológica que prejudica a correta produção salivar, impossibilitando que o dente fique protegido da forma que deveria. Mas, ainda assim, esses são os casos mais raros.
Logo, para evitar o tratamento de canal inchaço no rosto, é necessário cuidar da região bucal assim como cuida do resto do corpo para que a saúde seja de qualidade.