Dicas sobre o valor de implante
A perda dos dentes é algo que afeta não somente a estética como também as funções da fala, mastigação e respiração, que são muito importantes para o organismo humano. Por isso, os pacientes que sofreram uma grande quantidade de perda têm o interesse em saber o valor de implante dentário, pois o procedimento pode ser feito nos consultórios odontológicos e possibilita o retorno de um sorriso completo.
Ainda que seja um procedimento altamente benéfico para o paciente, geralmente os planos odontológicos não cobrem. Dessa forma, o paciente que decide fazer a inserção do implante dentário precisa reservar uma quantia significativa para pagar o valor de implante. Ainda assim, vale a pena investir nesse procedimento.
Tipos de implante
Na hora de selecionar um implante, o paciente e o cirurgião tem contato com diferentes opções de formato e material desse objeto. Logo, é necessário escolher um profissional de confiança para que ele possa fazer a escolha ideal do implante, baseando-se no caso do paciente. Nesse contexto, as opções são:
- Zircônia: a zircônia se apresenta como um potencial substituto ao titânio, mas ainda não é comumente utilizada nos consultórios odontológicos. Aliás, os estudos sobre esse material para o implante ainda não são conclusivos. De qualquer forma, não há como negar que a cor branca da zircônia é bastante semelhante ao dente e apresenta uma ótima resistência;
- Titânio: em relação ao tipo de material, o cilindro de titânio ainda é o mais amplamente utilizado. Até porque, ele possui grandes benefícios como a altamente resistência, leveza e compatibilidade com o organismo do ser humano;
- Implante protocolo: o formato do implante protocolo é recomendado para quem perdeu muitos dentes e usa a dentadura todos os dias. Esse tipo de implante possibilita a inserção de uma prótese fixa, permitindo que o paciente tenha maior conforto e mobilidade na região bucal;
- Implante curto: ainda quanto ao formato, é possível colocar o implante curto. Como possui dimensões pequenas e perfuração mínima na estrutura óssea, esse tipo é recomendado para as pessoas que não têm a quantidade óssea suficiente na boca e não desejam fazer o enxerto ósseo antes do implante, pois esse é um procedimento caro.
Tipos de material para a prótese
Além de saber o valor de implante e selecionar o tipo ideal, é importante escolher o material para a prótese. Nesse sentido, pode ser escolhida a resina acrílica sobre estrutura em metal, que é a escolha mais realizada por ser a mais barata. Por outro lado, apesar do resultado estético satisfatório, a prótese desse material pode sofrer desgaste e amarelamento com o passar dos anos.Outra opção é a resina composta sobre estrutura em zircônia, que une preço acessível e resultado satisfatório, revelando-se como uma interessante opção. Além disso, a resina composta com cerâmica (porcelana) conta com uma ótima durabilidade. Por fim, tem também a zircônia pura, que apresenta alta durabilidade, valor de implante acessível e resultado estético incrível. Dessa forma, existem diferentes e vantajosas opções para escolher um implante.